domingo, 24 de outubro de 2010

Pra você, o que representa a cruz?.

Minha mãe é artista plástica, faz gravuras e aquarelas lindas. Há poucos dias, ela estava fazendo um trabalho e precisava explorar simbolismo. Não é a linha que ela segue, mas esse trabalho tinha um propósito didático específico. Um dos trabalhos dela me chamou muito a atenção apesar de não estar na maneira natural dela de pintar, mas eu gostei muito, pela sensação que me causou. O simbolismo que ela usou foi o da cruz, e a minha leitura do trabalho foi que é da cruz que surge a vida, apesar de ser um símbolo de morte, ela colocou luz na cruz, em meio a uma paisagem escura, e ao meu ver pesada, surge uma cruz de luz, cheia de vida. A reação de outros colegas dela não foi a mesma, muitos acharam um trabalho muito forte, pesado. Não sei, não vi dessa forma. Mas as observações me fizeram pensar: o que será que as pessoas pensam da cruz? Como elas a enxergam? Sei que para muitos representa um fardo a ser carregado, ou a morte. A cruz pra mim é símbolo de ressurreição e vida! E pra você, o que representa a cruz?

Vou deixar aqui o trabalho da minha mãe : Miriã Abeid